Pessoas que precisam levantar pelo menos duas vezes por noite para urinar – condição conhecida como noctúria – podem ter um maior risco de morte, segundo estudo apresentado este mês no encontro anual da Associação Americana de Urologia (AAU).
“A urinação noturna não é necessariamente apenas uma questão de envelhecer. Os pacientes devem falar com seu médico sobre o que está causando isso”, explicou o urologista Anthony Y. Smith, da AAU. “Pode haver uma condição muito séria, mas tratável, envolvida”, complementou.
Avaliando 788 residentes de um asilo no Japão – pessoas com 70 anos ou mais – os pesquisadores observaram que havia um aumento significativo na taxa de mortalidade em pacientes idosos que sofriam de noctúria, comparados com os outros residentes. E as análises consideraram idade, sexo, índice de massa corporal, diabetes, hipertensão, doença coronariana cardíaca, doença renal, consumo de álcool e uso de tranquilizantes, hipnóticos e diuréticos.
Baseados nos resultados, os pesquisadores sugerem uma atenção maior por parte de pacientes e profissionais de saúde para uma questão que parece simples, mas pode indicar problemas mais sérios.