Veículos de Comunicação

10

Estudo inédito revela situação de idosos que sofrem de vertigem

Eles apresentam prevalência alta de tontura e quedas recorrentes.

Cerca de 70% dos idosos apresentaram tontura rotatória (vertigem), sendo que 51,5% referiram ter tido queda recorrente (duas ou mais vezes). Isso é o que revela o estudo inédito feito pela SBO (Sociedade Brasileira de Otologia), coordenado pelos otorrinos Dr. Fernando Ganança, Dra. Raquel Mezzarila e Dr. Oswaldo Laércio Cruz.

Para os 323 idosos com tontura atendidos, tropeço e escorregões foram responsáveis por 50% das quedas. E, desses 50%, quase metade aconteceu pela manhã e na própria residência dos idosos.  

Os resultados mostram que medidas preventivas podem ter grande impacto na prevenção de quedas.  Uma vez que o estudo foi motivado pela Campanha de Prevenção às Quedas na Terceira Idade, que tem todo dia 27 de setembro como o Dia de atendimento ao idoso com tontura.

Esta campanha, de abrangência nacional, objetiva aumentar o conhecimento do público em geral sobre os problemas relacionados às quedas na terceira idade, incentivar a procura de atendimento otorrinolaringológico pelos idosos que apresentam tontura e/ou histórico de quedas e encaminhar os pacientes que têm distúrbios de equilíbrio à investigação diagnóstica e tratamento.  Além de fornecer informações sobre prevenção de quedas, levantar dados epidemiológicos para avaliar ocorrência de quedas no passado, risco de quedas no futuro, entre outros dados sócio-demográficos e clínicos.