O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do número de medicamentos oferecidos por meio do programa “Aqui Tem Farmácia Popular”. Portaria assinada pelo ministro José Gomes Temporão, prevê a expansão do atendimento à população, que passará a ter acesso a fraldas geriátricas e a mais nove medicamentos indicados para o tratamento de seis doenças: asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de mais um tipo de anti-hipertensivo.
As medidas anunciadas vão beneficiar quase um milhão de pessoas por mês, que poderão adquirir os produtos com desconto de 90%. Os 13.152 estabelecimentos conveniados ao “Aqui Tem Farmácia Popular”, em 2.336 municípios, já ofereciam medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais.
O investimento do Ministério da Saúde na ampliação da lista de medicamentos e produtos oferecidos pelo programa chegam a R$ 267 milhões. Os recursos já estavam previstos no orçamento de 2009. Os novos produtos foram definidos a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições na rede de saúde (pública e privada), como asma e rinite. Medicamentos para osteoporose, Parkinson e glaucoma, como também as fraldas para incontinência urinária, foram incluídos como forma de ampliar o acesso ao tratamento de problemas que afetam principalmente os idosos.
A preocupação do Ministério da Saúde com essa parcela da sociedade está diretamente relacionada ao aumento do número de brasileiros com mais de 60 anos de idade. Entre 1999 e 2009, a população idosa passou de 14,8 milhões para 21,7 milhões de pessoas, como apontou a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, divulgada este ano. A expectativa de vida neste período cresceu 3,1 anos. Para 2009, a expectativa de vida projetada para os brasileiros foi de 73 anos de idade.