Não tem mais jeito, o computador é hoje a ferramenta de trabalho da maioria das profissões, sem contar os momentos de lazer em que você se expõe em casa, no Cyber Café ou na Lan House.
Depois de ficar muito tempo sentado o sangue demora para fazer o caminho de volta dos pés para o coração, as veias se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas. E os problemas de saúde não param por aí. O número de piscadas, por exemplo, cai até 30% quando você está em frente a tela do computador o que provoca a evaporação da fina camada de água que recobre os seus olhos. Resultado da falta de proteção: ressecamento, irritação e visão embaçada. Você também pode ter cansaço visual depois de ler durante muitas horas porque os músculos que sustentam o cristalino (a lente responsável por focar o que vemos) entram em fadiga, deixando a visão desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto ocular, porque a pupila se fecha ou se abre mais do que o necessário para controlar a passagem dos raios luminosos.
A COLUNA E A BARRIGA
Sentar em cadeira inadequada, que força a curvatura da coluna lombar e das vértebras cervicais, deixa você corcunda. Os músculos do pescoço se contraem e não conseguem voltar rapidamente a sua forma original porque você está com a cabeça projetada para frente, sobre a tela. Os músculos tensionados pressionam os nervos da coluna causando fortes dores nas costas, ombros e pescoço.
Diante do PC a barriga fica saliente quando a musculatura das costas se tensiona e os músculos do abdomen relaxam. Sem a prática de exercícios físicos a barriga se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura.
AS LESÕES
Quem trabalha muito tempo diante do computador pode sofrer ainda com a Lesão pelo Esforço Repetitivo (LER) e outras séries de problemas como tendinite (inflamação dos tendões), tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões que ligam os músculos aos ossos) e bursite (inflamação de uma pequena bolsa que contem líquido que envolve as articulações e funciona como um amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares).
DICAS DE ALONGAMENTOS
Você deve procurar formas de se exercitar durante o tempo que está sentado, já que não há necessidade de pesos ou qualquer tipo de equipamento. Sempre que puder, faça um alongamento e a cada hora, pausas de pelo menos 5 minutos.
Então vamos lá: ombros e costas no lugar! Toda vez que você começar a escorregar pela cadeira, corrija sua postura. Manter a coluna reta ajuda a exercitar alguns músculos.
Levante os braços, faça movimentos circulares para um lado e depois para o outros. Repita 15 vezes.
Com os braços para baixo, mova os ombros em direção as orelhas e faça movimentos circulares para frente e para trás. Repita 10 vezes para frente e 10 vezes para trás.
Em pé estique seus braços para o alto o máximo que puder como se fosse tocar no teto. Na volta, lentamente, tente alcançar seus pés sem dobrar os joelhos. Repita 5 vezes.
OUTROS EXERCÍCIOS
Ombros: puxe com a mão o cotovelo até sentir alongar a região posterior do ombro. Faça de um lado e de outro. Mantendo a posição por uns 20 segundos.
Pescoço: mantenha-se reto, sem encostar a coluna nas costas da cadeira. Incline a cabeça para o lado direito e a puxe com a mão direita. Mantenha assim por uns 15 segundos, esticando bem o pescoço. Repita o exercício do outro lado.
Extensores dos punhos: mantenha o braço direito estendido, dobre o punho para baixo com o auxílio da outra mão. Segure por 15 segundos. Repita o exercício com o braço esquerdo.
Dedos: com as mãos pra frente e as palmas voltadas para baixo estique bem os dedos. Fique nesta posição pelo menos por uns 15 segundos e depois feche as mãos com toda força.
Pontas dos dedos: estique o braço direito, deixe a palma da mão e os dedos para baixo e segure-os com a mão esquerda. Force os dedos contra a palma da mão esquerda como se quisesse se soltar. Mantenha assim por uns 10 segundos e repita a flexão nos dedos da outra mão.
Movimente-se!!! Em pouco tempo você vai se sentir melhor.