Na campanha de luta contra a Aids deste ano, que deve começar no próximo dia 1º, o governo federal vai mudar a estratégia para tentar sensibilizar o público jovem a respeito da doença. Indicadores do governo apontam que esse público não tem evitado a doença como se espera, com queda no uso de camisinha, por exemplo.
O foco da campanha de 2011, que deve ser mantida pelo governo até o Carnaval de 2012, serão os jovens – mulheres de 13 a 29 anos e homens de 15 a 24 anos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta ontem que são necessárias “novas atitudes, sobretudo entre o público mais jovem”. Por isso, haverá uma “mudança de estratégia” na campanha deste ano, em relação à do ano passado.
– Temos uma geração que não foi sensibilizada como outras gerações que viram ídolos enfrentando a luta contra a Aids. Além de continuarmos com as campanhas tradicionais, queremos mudar a atitude de alguns segmentos específicos.
As redes sociais, como Twitter e o Facebook, também serão usadas no combate à doença.
Para o governo, os desafios brasileiros para conter o HIV incluem o combate ao preconceito e a ampliação do diagnóstico precoce, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Hoje, 250 mil brasileiros vivem com o vírus, mas não sabem disso.