No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2004 pela Assembléia Mundial da Saúde, com o objetivo principal de reconhecimento dos inúmeros doadores de sangue voluntários que constantemente salvam vidas com este ato solidário. Também foi idealizada a fim de conscientizar a população e fortalecer os programas de doação de sangue dos diversos países, aumentando assim a doação voluntária e a capacidade de atendimento da demanda de sangue no mundo.
Em Mato Grosso do Sul a Hemorrede-MS é a rede responsável pela coleta e distribuição de sangue para os hospitais públicos e privados de todo o Estado, totalizando 85 hospitais e agências transfusionais, com exceção de um único hospital privado que tem banco próprio. A Hemorrede atua há mais de 20 anos com a missão de suprir sangue e hemocomponentes com qualidade para todos os municípios do Estado e atende hoje a toda a demanda da região. Em pesquisa oficial realizada, hoje o Hemosul – Hemocentro Coordenador da Hemorrede-MS – conta com 95% da satisfação de seus doadores voluntários, índice de excelência considerado pelos órgãos que norteiam as políticas de sangue no país.
A Hemorrede-MS é estruturada com base em estudos científicos e cumprimento das legislações pertinentes ao sangue, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Panamericana de Saúde (Opas).
Para atender a estes critérios, a Hemorrede-MS conta hoje com o Hemosul como Hemocentro Coordenador, com mais duas unidades na Capital – no Hospital Universitário e no Hospital Regional – e outras nove unidades no interior. Detas, cinco são unidades de coleta, armazenamento e distribuição e quatro delas são unidades de armazenamento e distribuição.
Regiões com alto índice populacional e práticas de saúde de alta complexidade, como Dourados e Três Lagoas contam com Hemocentros Regionais, que além da coleta, armazenamento e distribuição para toda a região, executam alguns dos exames necessários para a garantia da qualidade do sangue. Exames mais complexos são executados no Hemosul.
Já locais com baixo índice de utilização do sangue e também de coleta, contam com unidades de armazenamento e distribuição, suficientes para suprir a demanda da região. Nessas localidades com baixo índice de coleta e distribuição são realizadas campanhas por meio das quais se valoriza o doador voluntário daquela localidade que quer salvar vidas através de um ato digno de solidariedade e esse sangue é encaminhado à região na qual foi coletada e também a outras regiões que possam estar precisando.
A equipe Hemorrede atende solicitações de campanha de todos os municípios do Estado, além de solicitações de empresas e instituições que querem ser solidárias e promover campanhas de doação de sangue, o que torna viável a coleta nos municípios do interior uma ou duas vezes ao ano.
Toda esta estrutura e atuação da Hemorrede-MS está alicerçada em um sério estudo de viabilidade e qualidade do sangue coletado. A Anvisa e toda a legislação nacional de sangue preveem inúmeras exigências para se manter unidades laboratoriais de exames para atuar nas bolsas de sangue coletadas. São equipamentos de alto nível de manutenção e manuseio, na maioria das vezes importados, que precisam estar em grandes centros para terem a assistência técnica necessária.
Também são exigidos profissionais de nível superior, gabaritados e especializados para a realização desses exames e manuseio dessas máquinas. Outros setores, como controle ambiental, controle de qualidade, coleta, fracionamento, dissoração, imunuhematologia, sorologia, autoclave, distribuição que trabalham em sintonia para oferecer ao paciente um sangue de qualidade que vai salvar vidas.
Por todos estes motivos, a Hemorrede-MS abre as suas portas para mostrar a complexidade de seu trabalho e o respeito que tem pelo cidadão sul-mato-grossense, tanto o doador voluntário, como o paciente que depende do sangue para viver. A Hemorrede parabeniza o doador em seu Dia Mundial e compromete-se ainda mais em manter este padrão de qualidade e um trabalho sério em prol da saúde coletiva do Estado.