O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está com uma situação de crise não vista há anos. O estoque de sangue está quase zerado e conta com apenas cinco bolsas do tipo A positivo, um dos sangues mais comuns de se encontrar. O Centro está precisando urgente de doadores de sangue dos tipos A, O e AB positivo.
De acordo com a assessoria de imprensa daquele Centro, a urgência maior é para o tipo sanguíneo A positivo. Ainda de acordo com o Hemosul no período de frio e férias há ausência de doadores.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, levar um documento com foto, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar bem alimentado.
O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7 horas as 17h30 e aos sábados a partir das 7 horas até 12h30. Mais informações pelo telefone 3312-1517.
Outros locais para doação: As doações podem ser feitas também no Banco de Sangue do Hospital Regional, das 7 às 12 horas, de segunda à sexta-feira. Já no interior do Estado, podem ser feitas em Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas, de segunda a sexta-feira.