Veículos de Comunicação

Saúde

Hidratação é o mais indicado para a pele no Inverno?

Confira as dicas da especialista na área Monica Velloso

 - Ilustração
- Ilustração

Antes de pensar na forma de hidratar a pela no Inverno, é importante saber que hidratação e oleosidade não são a mesma coisa, destaca a especialista Monica Velloso, química responsável em empresa de cosméticos.

“As pessoas normalmente ligam oleosidade à hidratação, porém uma pele oleosa nem sempre é uma pele hidratada. E nem sempre uma pele que não fica oleosa quer dizer que é seca”, esclarece a especialista.

Muitas vezes a própria pele produz mais óleo como defesa do organismo. “Claro que alguns tipos de pele precisam de produtos mais leves ou não. Então, é muito importante entender o seu tipo de pele para buscar o produto adequado para ter um melhor resultado”, diz.

LIMPEZA

Independentemente do tipo de pele, contudo, é recomendado lavar o rosto pela manhã e à noite, sempre com produtos próprios. A especialista explica que é comum passar sabonete é bom pois fica na pele aquela sensação de “repuxamento” e parece que isso é limpeza. 

Para quem usa maquiagem, o mais importante é nunca dormir sem limpar e hidratar a pele. A especialista lembra, ainda, que hoje em dia existem no mercado os “BB” e “CC creams” (que fazem a função de base e já contém hidratantes e às vezes até ativos anti-idade e filtro solar). Recomenda-se usar um hidratante antes da base. À noite, o ideal é usar um produto de tratamento que também hidrate.

SECA, MISTA E OLEOSA

Há produtos para diferentes tipos de pele porque cada uma delas precisa de um tratamento especial. O nível de hidratação será específico para cada tipo de pele, além de restrições a alguns produtos, salienta. É preciso ver se os ativos que ele contém realmente agem na pele com o objetivo desejado.