Veículos de Comunicação

10

Hospitais de MS reforçam atenção com funcionários para evitar gripe A

No Hospital Universitário, 102 funcionários apresentaram sintomas de gripe. Protocolo do Ministério da Saúde deve ser seguido para evitar contágio.

Com o avanço da Gripe A (H1N1), os hospitais de Mato Grosso do Sul estão tendo de se preparar para receber pacientes. Há um protocolo que deve ser seguido para reduzir o risco de contágio.

São recomendações do Ministério da Saúde aos profissionais que atuam desde o primeiro atendimento até o mais complexo.

O cumprimento do protocolo é importante para evitar o contágio da doença. Nos casos considerados suspeitos, os pacientes não ficam juntos no mesmo ambiente. Eles são separados e isolados.
 
No Hospital Universitário de Campo Grande, nos últimos dois meses 102 funcionários apresentaram sintomas de gripe, e 47 tiveram de ser afastados. Seis foram confirmados como de gripe A (H1N1).
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, este ano foram notificados 388 casos suspeitos, sendo 26 confirmados. Entre os sintomas da doença, estão febre alta que não baixa, mesmo depois de tomar analgésico. Nos estágios iniciais, é difícil diferenciar a gripe comum da A (H1N1).