Veículos de Comunicação

10

Interditado, Pronto Atendimento do HU não tem prazo para reabrir em MS

Depois da queda do teto do centro cirúrgico, o setor de Pronto-Atendimento Médico (PAM) do Hospital Universitário de Campo Grande foi interditado pela Vigilância Sanitária estadual e não está recebendo novos pacientes.

Ainda não há previsão de reabertura do local, nem quando as obras de reforma devem começar.

Em relatório, agentes da vigilância sanitária apontaram que no dia da inspeção no local, pessoas com suspeita de meningite e H1N1, que são doenças contagiosas, não estavam isoladas dos demais pacientes.
 
Além disso, havia 60 pacientes, sendo que a capacidade era para 20 atendimentos. Foram identificados ainda problemas na estrutura física do PAM.
 
De acordo com o relatório, foram encontradas 48 irregularidades, sendo 21 classificadas como muito graves.
 
Entre elas, uma tubulação de esgoto exposta e paredes com infiltração ao lado de pacientes.
 
Uma reunião com gestores e administradores de hospitais que atendem pela rede pública foi realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde na última terça-feira (30).
 
Ficou definido como será feita a regulação dos pacientes pelo município de Campo Grande.
 
A Secretaria Municipal de Saúde defende que o HU volte a atender pacientes.
 
No final de junho, uma forte chuva fez com que parte do forro de alguns setores do HU cedesse. Com isso, o centro cirúrgico, o centro obstétrico e a UTI neo-natal ficaram interditados.
 
As cirurgias eletivas, consideradas não-urgentes, foram canceladas. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o teto já foi reformado e os setores liberados há 15 dias.