Veículos de Comunicação

10

Lula deve deixar o Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira

De acordo com o planejamento dos médicos, Lula deve fazer sessões de quimioterapia a cada 21 dias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que iniciou o segundo ciclo de quimioterapia, deve receber alta e deixar o Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (22), segundo previsões médicas.

O petista, que tem 66 anos, voltou ao hospital na manhã desta segunda-feira para uma nova etapa do tratamento que faz contra o câncer de laringe que foi diagnosticado no fim de outubro.

O procedimento começou por volta das 13h de ontem, e foi mais simples do que a primeira sessão, no começo do mês, pois Lula já estava com o cateter – um pequeno cano por onde é introduzido o medicamento que cai na corrente sanguínea do paciente.

Lula passou toda a manhã entre exames que avaliaram não apenas a evolução do tumor, mas seu estado geral de saúde. A avaliação foi indispensável para que a quimioterapia fosse iniciada.

A decisão de que Lula deveria passar a noite no hospital foi de um de seus médicos, o cardiologista Roberto Kalil. Em boletim médico divulgado ontem à tarde, o Hospital Sírio-Libanês informou que o ex-presidente passava bem e disse que o procedimento foi realizado normalmente.

De acordo com o planejamento dos médicos, Lula deve fazer sessões de quimioterapia a cada 21 dias. Depois, passará por radioterapia. Por enquanto, foi descartada a hipótese de recorrer a uma cirurgia para retirar o tumor, que tem entre 2 e 3 centímetros de diâmetro e nível intermediário.