A maioria das campanhas de vacinação realizada no ano passado atingiu a meta prevista pelo Ministério de Saúde. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Humberta Correia Silva Azambuja, o grupo que teve o maior número de pessoas vacinadas foi o infantil.
Esse grupo, que vai de recém-nascidos a crianças de um ano de idade, recebe nove doses de vacinas diversas. Porém, não são realizadas campanhas especificas para ele. Todas as vacinações ultrapassaram a meta de 95% de vacinados.
Entre as vacinas que não possuem campanha, estão a que previne a hepatite B -1.359 crianças foram vacinadas, atingindo 100,4% de vacinados- e a contra a tríplice viral -1.402 crianças foram imunizadas, o equivalente a 103,6%.
Segundo Humberta, a campanha contra a poliomielite foi realizada em duas etapas no ano passado. Nas duas, foi possível ultrapassar a meta dos 95% vacinados. O público-alvo é composto por crianças menores de cinco anos.
Na primeira etapa, 7.592 crianças foram vacinadas, o equivalente a 97,9%. Já na segunda, o número foi um pouco menor, 7.452. Porém, mesmo assim, ultrapassou a meta (96,08%).
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DO POVO DESTE SÁBADO (4)