Veículos de Comunicação

10

Médico fala sobre doenças do coração e efeitos da hipertensão

Defensor dos medicamentos oferecidos pela rede pública de saúde, o médico diz que os chamados ?genéricos? são confiáveis

O médico Reginaldo Floriano é contrário a cirurgia bariátrica -
O médico Reginaldo Floriano é contrário a cirurgia bariátrica -

Em entrevista ao RCN Notícias, jornal da Rádio Cultura FM (106.5 MHZ), o médico cardiologista Reginaldo Floriano falou sobre as doenças cardíacas que disputam a liderança de causas de morte no Brasil com os acidentes de trânsito e o câncer. Ele disse que 30% das mortes são causadas por doenças do coração e um dos graves problemas que afeta a saúde da população é a hipertensão, também conhecida como “pressão alta”.

Profundo conhecedor da área e com especialização na Itália, o médico Reginaldo alerta que nem todas as pessoas apresentam sintomas da hipertensão e que atualmente não há faixa etária nos grupo de risco e que o problema pode atingir homens e mulheres com a mesma intensidade e em qualquer idade, ocorrendo com maior intensidade entre as pessoas do sexo feminino.

Defensor dos medicamentos oferecidos pela rede pública de saúde, o médico diz que os chamados “genéricos” são confiáveis e que atendem a necessidade dos pacientes. Sobre os recursos para o tratamento de doenças cardíacas em Três Lagoas, o profissional diz que o município conta com bom atendimento, “com uma rede que funciona 24 horas por dia, melhor até que em cidades paulistas e de outros estados do Sul. Mas, a tendência é melhorar nos próximos meses”, ressaltou o cardiologista.

Ao final da entrevista, o médico se mostrou contrário à cirurgia bariátrica (redução do estômago), alertando que os pacientes podem sofrer conseqüências inimagináveis, tendo em vista que ainda não são conhecidos os efeitos colaterais causados pela retirada de parte do estômago, que é uma glândula e pode afetar o organismo em vários aspectos.