O medo de contrair a gripe suína pode estar levando muitas pessoas com mais de 60 anos a procurarem um posto de saúde para tomar a vacina contra gripe. Mesmo não havendo comprovações cientificas da eficácia da vacina contra a gripe comum em casos da Influenza A, o índice de vacinação em Três Lagoas quase dobrou nos últimos cinco dias, levando em consideração o feriado prolongado. Conforme o relatório parcial da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, até a última terça-feira (5), Três Lagoas havia imunizado 44.33% da população.
Em cinco dias, o índice de cobertura vacinal contra gripe aumentou de 29.43% para 44.33%. O novo levantamento parcial da Secretaria Municipal de Saúde foi divulgado na manhã de terça-feira (5).
De acordo com ele, até as 8h30 do dia, o total de 4.116 idosos havia procurado os postos de saúde do Município para tomar a vacina. O índice de cobertura corresponde a pouco menos da metade da meta da campanha, que é vacinar 80% das 9.285 pessoas com mais de 60 anos.
Os idosos que ainda não tomaram a dose da vacina devem procurar o posto de saúde mais próximo até amanhã (8), quando será realizado o encerramento oficial da Campanha. Na sexta, o Setor de Imunização deverá divulgar se a campanha terá, ou não, continuidade no Município.
A vacina contra gripe não é indicada a pessoas com alergia a ovos de galinha ou outros componentes existentes. Além disso, aqueles que estiverem com sintomas de gripe também deverão aguardar melhora no quadro clínico para serem imunizados.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mata de 250 mil a 500 mil pessoas em todo o Mundo.