Veículos de Comunicação

10

Metade das pessoas esperadas pelo governo ainda não se vacinou contra gripe

A vacina protege contra os três principais vírus de gripe que circularam no Hemisfério Sul no ano passado, inclusive o da influenza A (H1N1)

Doze milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe no país, segundo novo balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, divulgado nesta sexta-feira (6). O número representa metade da meta a que governo pretende alcançar até a próxima sexta-feira (13), último dia da campanha de vacinação.

Até esta data, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período da gravidez devem procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país. Pais ou responsáveis também levar crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias) para tomar a vacina.

No caso dos indígenas, outro público-alvo da campanha, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. A vacinação também é destinada aos trabalhadores de serviços de saúde, que devem seguir as recomendações das Secretarias Estaduais e Municipais.

A vacina protege contra os três principais vírus de gripe que circularam no Hemisfério Sul no ano passado, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.

A dose é única, com exceção das crianças, que devem voltar aos postos para receber outra dose um mês depois da primeira. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo.

O Ministério da Saúde orienta as pessoas a procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou Estado para se informar sobre a lista de postos, bem como o endereço e o horário de funcionamento.