Veículos de Comunicação

10

Mineiros resgatados enfrentam agora o estresse pós-traumático

O estresse pós-traumático faz com que esses pacientes revivam com intensidade o trauma do passado

A vida dos 33 mineiros presos em uma mina no Chile ficou parada por mais de dois meses. Eles ficaram expostos a condições extremas de sobrevivência, como calor de 40°C e umidade relativa do ar maior que 80%.

A partir do momento em que são resgatados e tentam retomar a vida normal, os mineiros passam a enfrentar um transtorno conhecido por estresse pós-traumático.

Acidentes como esse no Chile, além de outros tipos de tragédias, como guerras, sequestros e assassinatos, deixam danos nas pessoas que vivenciaram essas experiências. O estresse pós-traumático faz com que esses pacientes revivam com intensidade o trauma do passado.

No caso dos 33 mineiros, eles irão sofrer com traumas físicos e psicológicos. Problemas pulmonares, cardiovasculares e de audição são também bastante prováveis.

De acordo com a médica Tânia Sih, eles também irão enfrentar problemas na visão e de pele. As condições dentro da mina, segundo ela, facilitam infecções por micoses, especialmente na pele e nos ouvidos.

Por esses motivos, os mineiros são levados diretamente para um hospital assim que são resgatados.

Para a médica, o enfrentamento do estresse pós-traumático depende do ânimo e da força de vontade que os mineiros demonstrem para recomeçar a vida.

-Imunologicamente, se a pessoa está com estado de ânimo positivo, isso faz seus anticorpos reagirem muito melhor.

Para retomar a vida normal, os 33 mineiros irão passar por outro processo de readaptação.