O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para vacinação contra hepatite B no Brasil. A partir deste ano, pessoas com até 29 anos poderão se vacinar contra essa doença que, embora não apresente sintomas em 70% dos casos, pode tornar-se crônica.
Conforme informações da Saúde, a decisão passa a valer a partir deste mês. Esta não é a primeira vez em que o Ministério da Saúde amplia a cobertura da vacina. No ano passado, a idade limite para a vacinação passou de 19 para 24 anos. Para isso, o quantitativo de vacinas compradas para a hepatite B foi ampliado em 163%, o equivalente a R$ 83,2 milhões a mais de investimento.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina para hepatite B para grupos mais vulneráveis, independentemente de faixa etária. Nele, estão: gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais (civis, militares e rodoviários), doadores de sangue e coletadores de lixo domiciliar e hospitalar.
CASOS
Em 2009, o Brasil registrou 14.601 casos da doença. Entre 1999 e 2009, 94.044 brasileiros tiveram a doença. Mesmo assim, de acordo com o Ministério da Saúde, os números de caso no Brasil são considerados baixos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DO POVO DESTE SÁBADO 07 01 2012