Veículos de Comunicação

Alerta

Moradores são diagnosticados com leishmaniose visceral em Três Lagoas

Entre janeiro e julho, 117 casos suspeitos da doença foram notificados

Pacientes foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Lagoas - Arquivo/JPNEWS
Pacientes foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Lagoas - Arquivo/JPNEWS

Dois casos de leishmaniose visceral humana foram confirmados, em Três Lagoas. Trata-se de um homem de 27 anos, que mora no bairro Jupiá, e que foi internado com os sintomas da doença. O diagnóstico ocorreu em 14 de maio e, desde então, o paciente permanece no hospital para tratamento, segundo confirmou a Secretaria Municipal de Saúde.

Outro paciente diagnosticado com leishmaniose visceral é um menino de 6 anos de idade. Ele mora no bairro Jardim Atenas e foi diagnosticado com os sintomas em 20 de julho. De acordo com a Secretaria de Saúde, ele também está internado. De janeiro a julho deste ano, Três Lagoas registrou cinco casos de leishmaniose e, entre eles, uma criança de um ano morreu vítima da doença.

A informação consta no boletim de monitoramento semanal da pasta, divulgado nesta terça-feira (30). Nos sete meses do ano, 117 casos suspeitos de leishmaniose foram descartados na cidade após exames laboratoriais. 

O que é Leishmaniose Visceral

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.

Se não tratada, pode levar a morte em 90% dos casos.