Veículos de Comunicação

Efeitos Da Vacinação

MS registra redução na internação de idosos com covid-19

Mesmo com resultado positivo, contágio entre pessoas com idade entre 20 a 49 anos aumentou

Idoso recebendo imunizante em um dos pontos de vacinação da capital - Foto: Edemir Rodrigues/ Portal MS
Idoso recebendo imunizante em um dos pontos de vacinação da capital - Foto: Edemir Rodrigues/ Portal MS

Há três meses, Mato Grosso do Sul iniciou a vacinação contra a covid-19, em idosos a partir de 90 anos e desde então, o número de hospitalização desta faixa etária reduziu a zero, assim como o número de óbitos registrados. Mesmo com o cenário positivo, a secretária adjunta de saúde, Christine Maymone, faz um alerta. "A contaminação infelizmente está mais alta na faixa etária de 20 a 49 anos que corresponde a 62% dos casos confirmados em Mato Grosso do Sul. Este grupo precisa ter maior cuidado e menor exposição ao risco”, reforçou. 

O estado é um dos que mais vacinou a população no país. A faixa etária de 80 a 89 anos também trouxe resultados positivos, saltando de uma taxa de hospitalização que chegou a mais de 10% e hoje registra 3,5%. Quanto aos óbitos, antes da vacinação, a mortalidade oscilava na casa de 20% e agora está em 6,9% dos casos registrados em abril. 

Para o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, os dados demonstram efeito positivo, mas que ainda é preciso avançar na campanha de vacinação. "Iniciamos em janeiro deste ano e percebemos que houve uma redução considerável de internações e de óbitos no grupo pessoas com mais de 90 anos, ou seja, apresentaram uma queda significativa neste período, o que nos traz muita esperança neste enfrentamento da doença”.

Cenário da vacinação

Com a chegada da 14ª remessa de vacina enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde destinou parte do lote, sendo 31.845 doses da AstraZeneca/Oxford para que fossem empregados como primeira dose (D1) para a vacinação em idosos a partir de 60 anos ou mais, priorizando os com morbidades graves, além de outros grupos previstos na Resolução Nº 67/CIB/SES.