Nove casos da doença de zika vírus estão sob investigação em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya.
Entre os casos suspeitos, quatro foram registrados no município de Corguinho, que possui 4,8 mil habitantes, entre janeiro a novembro deste ano. O governo informou que já foram enviadas para diagnóstico diferencial amostras ao laboratório responsável.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, alguns exames laboratoriais já foram descartados e ainda não há confirmação de nenhum morador com este tipo de vírus. Os exames apuram ainda se os casos em investigação estão relacionados com a dengue ou a febre chikungunya.
O órgão recomenda às secretarias municipais de Saúde que mantenham alerta para o diagnóstico precoce da doença. Além disso, informou que são realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios que apresentaram maior incidência de casos de dengue.
Microcefalia
A secretaria estadual também confirmou que apura um suposto caso de zika vírus, que pode ter ocasionado o nascimento de uma criança com microcefalia no município de Dourados. O bebê nasceu há quase dois meses e a mãe teria apresentado os sintomas da doença antes do parto. A criança nasceu com a circunferência do crânio de apenas 29 centímetros.
Recentemente a mãe do bebê esteve no estado de Rondônia. O fato foi registrado pela Vigilância Epidemiológica de Dourados e encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde. Os exames ainda estão sendo analisados e até o momento não confirmam a doença.
Sintomas
Os sintomas da zika vírus, dengue e febre chikungunyia, são parecidos. Geralmente, o paciente apresenta febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele. A fotofobia é uma das características diferenciais da doença, assim como manchas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e conjuntivite sem secreção e coceira.
De acordo com último balanço da secretaria, referente ao período de 25 a 31 de outubro, foram notificados 2.068 casos de dengue em Três Lagoas. O número evidencia um aumento da doença nas últimas semanas. No mês passado, o município contabilizou 37 novas notificações.