Os municípios não atingiram a meta de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína, vão continuar com a aplicação da vacina nos grupos específicos de pessoas em que não houve a quantidade de imunização considerada razoável pelo Ministério da Saúde. Oficialmente, a companha de vacinação terminaria hoje (11).
“A orientação é que os municípios continuem vacinando e buscando a cobertura dos grupos e faixas etárias que não alcançaram essa cobertura. Eu estou muito confiante que nós vamos chegar lá”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em São Paulo.
Até as 19 hora de ontem (10), 77.805.925 pessoas foram vacinadas contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. É a maior vacinação já realizada no país, superando os 67 milhões de imunizados contra a rubéola, em 2008. A meta do governo é vacinar 80 milhões de pessoas.
Os 77,8 milhões de vacinados representam 39,3% da população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil, proporcionalmente, realizou a maior campanha contra a doença no mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, vacinaram 24% de sua população, o México, 20%, a Suíça, 17%, a França, 8%, e a Alemanha, 6%.