Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Nove casos de microcefalia são investigados em Mato Grosso do Sul

Todos os bebês nasceram no município de Dourados, conforme o Ministério da Saúde

Foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 estados - Agência Brasil
Foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 estados - Agência Brasil

Nove casos suspeitos de microcefalia estão sob investigação em Mato Grosso do Sul, conforme boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira, 8. O número de casos investigados avançou em apenas um mês e todos estão concentrados no município de Dourados, onde os bebês nasceram com a circunferência do crânio inferior a 33 centímetros.

A Saúde apura se os casos de microcefalia estão relacionados à infecção pelo zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya. No balanço divulgado pelo órgão, Mato Grosso do Sul está na 12ª posição, com supostos registros de microcefalia e apura 33 casos suspeitos de zika.

O governo do estado garante intensificar o combate contra criadouros do mosquito Aedes aegypti e haverá a adesão das Forças Armadas. Para a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, determinada pelo governo federal, também serão instaladas salas estaduais, que contarão com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública (PM e Bombeiros), Assistência Social, Defesa Civil e Forças Armadas.

Ainda dentro do plano divulgado serão realizadas orientações à população sobre o combate ao mosquito nas residências, mobilizações com agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Até 5 de dezembro de 2015, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 estados.  A microcefalia já causou a morte de 19 bebês no país.