Por conta do Dia da Saúde e Nutrição, que foi comemorado no sábado (31), a equipe de reportagem do Portal JPTL ouviu a nutricionista Juliana Prado Moreira sobre os principais heróis e vilões de uma boa alimentação.
Uma das principais causas da má alimentação é a rotina de trabalho da maioria da população. Entretanto, conforme Juliana, apesar da correria do dia-a-dia, é possível adequar a rotina a uma alimentação saudável. “Sim, é possível fazer escolhas saudáveis, mas, precisa organização, disciplina e ter um objetivo de qualidade de vida. Escolha comer primeiro a salada; troque o refrigerante pelo suco; a fritura por grelhado, assado ou cozido; e o doce por fruta”.
DICAS
Com relação à boa alimentação, Juliana destaca na lista dos heróis, verduras, legumes, frutas, carnes brancas (peixes e frango), castanhas, abacate, azeite extra-virgem, grãos integrais (aveia, gergelim, arroz integral), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). A nutricionista ainda destaca a importância de beber bastante água e praticar exercícios físicos.
Já entre os vilões da boa alimentação estão gorduras e açúcar. Entre eles: bacon, banha, carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, creme de leite, requeijão, açúcar refinado, bolos, pães doces, refrigerantes, balas, sorvete, biscoitos recheados, frituras (pastéis, carnes fritas, batata frita, salgadinho frito, empanados), linguiça, salame, mortadela, presunto, salsicha. Juliana ainda alerta para que evite sal em excesso e o sedentarismo.
SAÚDE
Para prevenir a diabetes, Juliana recomenda que evite o consumo de carboidratos simples (açúcares, mel, melaço), para prevenir o aumento dos níveis de glicose no sangue, o que pode gerar complicação, já que a glicose ficar circulando no sangue.
Aos hipertensos a nutricionista alerta que é imprescindível controlar o consumo de sal. O limite diário é um grama de sal distribuído em cada refeição. Juliana também recomenda para que evite o consumo de alimentos industrializados. Segundo ela, no preparo dos alimentos pode-se usar temperos frescos, que dão sabor como: salsinha, cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, alho-poró.
Juliana destaca a importância do papel do nutricionista para elaborar um cardápio saudável. “A dieta saudável é aquela que é individualizada, sempre dando preferência a alimentos da época e da região e segundo a lei, somente o profissional nutricionista pode elaborar cardápio”, alertou.