Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso. Confira abaixo as doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos. Não se esquecendo que, aliada aos exercícios físicos, a alimentação equilibrada e saudável, evitando-se o consumo de sal, gorduras e frituras, vai fazer com que você alcance o equilíbrio para uma vida saudável. Pesquisas mostram que os exercícios ajudam a reduzir o risco de várias doenças, além de incrementar sensivelmente a qualidade de vida.
A atividade física regular pode proteger você dos seguintes problemas de saúde. Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC) A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (o colesterol bom) e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Esses fatores também podem diminuir o risco de doença vascular periférica. Hipertensão arterial. A atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensos.
Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial. Diabetes não-insulino dependente. Reduzindo a gordura corporal, os exercícios ajudam a prevenir e controlar essa forma da doença. Obesidade. A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo. Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, um importante fator de risco para várias doenças.
Dor lombar Melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir a dor lombar. Osteoporose. Os exercícios promovem a formação óssea e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Melhora da auto-estima e combate do stresse Estudos sobre os efeitos psíquicos da atividade física demonstram que a prática regular de exercícios pode melhorar o humor e a auto-estima, através da produção de endorfinas. Pesquisas importantes mostram que a atividade física pode combater a depressão e a ansiedade. Deficiências Os exercícios aeróbicos evitam o aparecimento de deficiências em pessoas com idade mais avançada. Fonte: Lincx – Serviços de saúde