O Verão é a estação de mostrar as pernas sem vergonha das varizes, mas as eventuais complicações deste problema de saúde nesta época do ano, tendem também a agravar.
“As varizes são veias que surgem em casos específicos nas pernas, que são tortuosas, são dilatas e são disfuncionais, ou seja, não fazem o normal retorno do sangue das pernas para o coração. Além do mais, causam uma aparência que comprometem a estética de acordo com o caso”, diz o cirurgião vascular, Daniel Benites.
Os fatores de risco são sedentarismo e genética, além do estilo de vida como passar muito tempo em uma posição por motivos profissionais – sentado ou pé.
“Há muitas mulheres e homens também que procuram um cirurgião vascular por motivos estéticos. Não se sentindo bem com as próprias pernas, podemos estar vulneráveis a uma série de questões psicológicas”, diz o especialista.
Para tratamento, segundo ele, é preciso recorrer a exames para tornar mais definitivo possível. ‘Temos hoje os métodos menos invasivos, como radiofrequência, laser, esclerose com espuma, todos excelentes”, frisa.
Além da preocupação estética, os sintomas como inchaço e dor podem piorar com o calor. Quando as pessoas deitam com as pernas elevadas, melhoram.