Além do calor o verão é caracterizado pelo período de chuvas, nessa época também aumenta a incidência de leptospirose. Em 2014 duas pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Os dois casos foram registrados em homens, eles foram infectados por ter contato direto com a água contaminada pela urina do rato, ambos trabalham em lava-jatos. Os casos colocam a cidade em alerta a essa doença.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Mas os casos mais comuns são com a contaminação direta com a urina do rato.
A contaminação acontece via oral em locais que o rato tenha contaminado, e nas enchentes, se a pessoa tiver uma ferida/ fissura em contato com água, será contaminada.
SINTOMAS
Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.
Ao sentir esses indícios, o médico deverá ser consultado. É preciso informar ao profissional os sintomas e a situação vivenciada, como o contato com objeto ou água