De todas as mortes relacionadas a quedas, mais de 60% envolve pessoas acima dos 75 anos de idade. De acordo com a Associação das Lesões Cerebrais da América, as quedas são uma das principais causas de lesões cerebrais traumáticas entre os idosos.
Com o envelhecimento, alguns fatores que contribuem para as quedas são dificuldade de caminhar, perda de equilíbrio, deficiências neurológicas e musculares, uso de medicamentos, demência e enfraquecimento da visão.
Riscos ambientais – como superfícies escorregadias, solos irregulares, iluminação fraca, tapetes soltos e móveis instáveis – têm papel importante. Independentemente dos fatores que contribuem para as quedas, veja a seguir como elas podem ser evitadas:
Pratique exercícios regularmente
Realize uma avaliação da segurança doméstica
Remova itens que podem provocar tropeços, guarde objetos usados com frequência em armários que podem ser alcançados sem a necessidade de um banquinho
Instale barras na banheira e no box, use tapetes antiderrapantes em banheiros e boxes, instale corrimões e luzes nas escadas e na área externa