A primeira morte por gripe Influenza A H1N1 em Três Lagoas – e também a primeira em Mato Grosso do Sul -, neste ano, gera alerta à saúde pública do município. A vítima foi Marco Leal Previatto que contraiu o vírus e morreu na quarta-feira (24) em um hospital de Campo Grande, onde estava internado. Para a confirmação da morte, o Departamento de Vigilância Epidemiológica baseou-se em laudo de exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen). No Estado, essa é a segunda morte por gripe neste ano. Em janeiro, Corumbá registrou uma morte por gripe Influenza A H3N2.
Outros dois moradores de Três Lagoas contraíram o vírus H1N1 e estão em tratamento. Trata-se de um homem de 36 anos e o filho dele, de 4. A família mora no bairro Jardim Alvorada. O pai está internado no Hospital Cassems de Três Lagoas e o filho faz tratamento em casa. O Setor de Imunização, ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, investiga se a criança recebeu a vacina contra gripe durante campanha deste ano na escola em que está matriculado.
PROTEJA-SE!
A campanha nacional de vacinação contra Gripe iniciou dia 10 e segue até dia 31 de maio. O Dia D será dia 4 em todos os postos de saúde de Três Lagoas, além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e a Feira Livre. Até o momento, mais de 10 mil doses foram aplicadas no município. A vacina protege as pessoas contra os dois tipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o vírus da Influenza B.
A vacina está disponível para oito grupos prioritários: crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, idosos, profissionais da Saúde e da Educação, puérperas, doentes crônicos e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócioeducativas na Unei Tia Aurora. Todas as unidades de saúde e CEM possuem doses da vacina.