Diante do aumento no número de casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus (COVID-19), muitas pessoas recorreram a laboratórios particulares, em Três Lagoas, para fazer o exame que diagnostica a doença. O valor chegou a custar R$ 325 e era feito o agendamento para a coleta em domicílio pelo laboratório. Mas por conta do aumento da demanda houve escassez do reagente, insumo necessário para o teste, e os agendamentos foram suspensos na cidade.
Dessa forma, os hospitais de Três Lagoas realizam o atendimento ao pedido somente com encaminhamento médico. Se alguma pessoa apresentar os sintomas do coronavírus é feita uma triagem. O médico analisa a necessidade de solicitar o teste ou não.
Em Três Lagoas, foram registrados seis casos suspeitos da doença, sendo que três delas já foram descartados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os outros casos aguardam resultado dos exames, que foram encaminhados para o Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen), em Campo Grande. No estado, são seis casos confirmados.
O Governo do Estado informou que só há 242 kits para o teste de coronavírus e que uma nova remessa deverá ser enviada pelo Ministério da Saúde.