Profissionais da Saúde de 32 municípios de Mato Grosso do Sul participaram da segunda capacitação sobre a Influenza A (H1N1). A “Reunião Técnica sobre a Influenza A (H1N1) e outras Influenzas” foi realizada nesta quinta-feira (9), em Campo Grande.
Conforme informações do Estado, a principal diferença da atual capacitação em relação à anterior é a de que os participantes tem à disposição um boneco onde podem treinar na prática a melhor maneira de realizar no paciente a coleta de secreção para envio de análise laboratorial. Também houve um período de esclarecimento sobre o novo protocolo de manejo clínico alterado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (8).
Os municípios participantes fazem parte da macrorregião da Capital. A mesma reunião deverá acontecer nas macrorregiões de Dourados e de Três Lagoas, no dia 13 de julho. No caso da Região do Bolsão, a capacitação será no município de Nova Andradina, em um hotel. São previstas a participação de 15 municípios que compõem a macrorregião, entre eles Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Água Clara, Selvíria e Bataguassu.
Em todas as reuniões haverá a presença de técnicos da Vigilância Epidemiológica da SES, da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen) e de alguns médicos e profissionais convidados pela secretaria.
O público alvo são médicos e responsáveis pela Vigilância Epidemiológica, pela Assistência à Saúde e pela coleta de amostra de nasofaringe de cada um dos municípios. (Com informações do Notícias MS)