O Governo de Brasilândia-MS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo o Programa de Controle do Tabagismo, que já atende cerca de 50 pessoas assistidas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família I, II, Debrasa e Reassentamento Novo Porto João André. De acordo com a equipe técnica da saúde, os fumantes tiveram uma boa receptividade ao tratamento.
O primeiro grupo teve início no dia 16 de abril no ESF I. No dia 13 de maio foi a vez do Distrito Debrasa iniciar o segundo grupo. O Novo Porto João André iniciou o terceiro grupo no dia 20 de maio e o quarto grupo, no ESF II, no dia 11 de junho. Todos os grupos terão duração de 12 meses. No primeiro mês os encontros são semanais e a partir do segundo mês, quinzenais.
Os pacientes têm suas condições clínicas avaliadas pelo médico e, em seguida, são orientados para o tratamento individual com medicamento ou adesivos, que são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Secretaria Municipal de Saúde.