De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Wake Forest Baptist Medical Center, nos Estados Unidos, o remédio Champix, usado para parar de fumar, traz muitos riscos à saúde e só deve ser usado caso todos os outros tratamentos falhem.
Os dados mostram que o medicamento causou um risco oito vezes maior de depressão e comportamento suicida em comparação com outros tratamentos de cessação do tabagismo.
Para a pesquisa atual, a equipe analisou 3.249 relatos de casos de ferimentos graves relatados de 1998 a setembro de 2010 para comportamentos auto-agressivos ou de depressão ligados a Vareniclina (Champix) e Bupropiona (Zyban), um antidepressivo aprovado para fumar cessação, e produtos de reposição de nicotina.
Os pesquisadores descobriram que 90% dos casos de comportamento suicida ligados às drogas eram de usuários de Champix, ainda que a droga só tenha estado no mercado nos últimos quatro anos dos quase 13 anos analisados.
O estudo contradiz as implicações de uma recente revisão realizada pela Food and Drug Administration nos Estados Unidos (FDA) que mostrou que Champix não aumenta o risco de internações por problemas psicológicos como depressão.
Resultados adicionais mostraram ainda que Vareniclina também está associada com um aumento no risco de eventos cardiovasculares graves.
"Recomendamos que a FDA revise o uso do medicamento para mostrar com dados próprios que Champix aumenta o risco de comportamento suicida e depressão comparada a outros tratamentos de cessação do tabagismo", afirmam os pesquisadores.