A Santa Casa de Paranaíba ganhará dez capacetes Elmo, que serão doados para a ala respiratória do hospital, além disso, haverá o empréstimo de quatro respiradores. A doação será feita pela prefeitura da cidade. Ainda não há previsão de quando os equipamentos serão adquiridos.
O capacete é um equipamento de respiração assistida não invasiva com pressão positiva contínua nas vias aéreas, desenvolvidos por pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Ceará para tratar pacientes com Covid-19.
Pedro Eurico Salgueiro, diretor-clínico da Santa Casa, explica que a notícia é recebida com otimismo e será de grande ajuda, já que o equipamento é utilizado em pacientes que poderiam evoluir para uma possível intubação, com economia do oxigênio utilizado.
“Ele acaba com aquele desespero do paciente procurar o ar e não encontrar. Diminui a possibilidade dele ser intubado. Caso a doença progrida, o paciente sai do Elmo e vai acabar sendo intubado para ser colocado numa ventilação mecânica, mas muitos pacientes não chegarão a necessitar por conta desse equipamento”, pontuou.
O médico ainda destaca que para a população será muito bom, principalmente num momento em que há, de forma nacional, a falta dos medicamentos, do ‘kit intubação’. Em Paranaíba o kit ainda não esteve em falta.