O vírus Chikungunya chegou ao Brasil e já contaminou 79 pessoas, sendo que 22 estãolocalizadas em Estados que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul, segundo o Ministério da Saúde. Esses casos, cuja incidência tem sido maior na região Norte, também foram registrados nos estados como Goiás (1 caso), São Paulo (17), Paraná (2) e Distrito Federal (2).
Por conta dessa proximidade, a Secretária de Saúde de Três Lagoas já está em alerta e solicita colaboração da população nas ações de prevenção, que são as mesmas no combate a dengue.
De acordo com o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia, a transmissão do vírus de origem africana é o mesmo que o da dengue – pelo mosquito Aedes aegypti –portanto, as ações de prevenção também são as mesmas.
Ele diz que a proximidade com o Mato Grosso do Sul é motivo de preocupação e alerta. “É possível sim ocorre uma epidemia. A dengue está sob controle, mas um vírus novo pode se alastrar muito rápido. Isso geraria uma sobrecarga no sistema de saúde e prejudicaria muitas pessoas. É preciso que a população seja ativa na colaboração”, disse ele.
SINTOMAS
Embora os sintomas sejam semelhantes aos da dengue, o que difere o Chikungunya são as dores nas articulações, principalmente calcanhares e pulsos. De acordo com Garcia, as dores são chamadas de “dores incapacitantes”, pois são muito intensas e a duração varia em dias, meses, e em casos mais extremos por anos.
PREVENÇÃO
A forma mais eficaz de combater o mosquito transmissor da dengue e Chikungunya é acabar com os focos de acúmulo de água, lixo e até mesmo vasos de plantas devem estar sem acúmulo de água.
CHIKUNGUNYA
A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também difundi a dengue, e o Aedes Albopictus.