Sem nenhum caso de infecção pelo poliovírus selvagem no Brasil desde 1989, Três Lagoas inicia a campanha de vacinação contra poliomielite no dia 6 de agosto – quase três meses antes dos anos anteriores. A campanha termina no dia 24.
A justificativa da antecipação, segundo o Ministério da Saúde, é que atualmente, a cobertura vacinal no Brasil contra a poliomielite é de 77% e a meta preconizada pela pasta é de 95%. O Ministério chegou a enviar uma nota de alerta para estados e municípios sobre a importância de alcançar e manter cobertura vacinal, além da necessidade de notificação e investigação imediata de todo caso de paralisia flácida aguda que apresente início súbito em indivíduos menores de 15 anos.
O governo brasileiro reforçou que as vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação são seguras e eficazes. O esquema vacinal da poliomielite é composto por três doses da vacina inativada (injetável), administradas aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses e aos 4 anos, a criança recebe a vacina oral.
A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas conforme esquema de rotina e em campanha nacional.
Três países ainda são considerados endêmicos para a doença – Paquistão, Nigéria e Afeganistão.