Mais de 300 crianças ainda não foram imunizadas contra a poliomielite e o sarampo em Paranaíba (MS), no sábado (1º) haverá o terceiro dia “D” de vacinação que acontecerá entre 12h e 16h.
“Vamos mais uma vez tomar medidas para que os pais tenham meios de levarem os filhos para vacinar, não é mais desculpa de horário, de falta de tempo, porque as unidades vão estar abertas na parte da tarde no sábado”, cobrou a coordenadora de imunização Vânia Zangrossi.
De acordo com ela, caso o município não consiga bater a meta nestes dois dias, o risco de haver um surto de sarampo e pólio em 2019 é grande.
Em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde já registrou três casos da doença, além de suspeitas em Estados vizinhos.
Para a enfermeira, vacinar o filho é mais que proteger contra doenças. “Eu vacinei minha filha porque a amo. Vacinação é um ato de amor, de cuidado, de responsabilidade”, explica.
Questionada sobre os motivos pela baixa procura, a enfermeira afirma que um dos fatores são fake news (notícias falsas) sobre efeitos colaterais das vacinas. “Eu acredito que esse monte de informação falsa atrapalha muito. As pessoas acabam se limitando com isso e não buscam a verdade, porque, em campanhas anteriores nós não tínhamos tanto problema assim para conseguir bater a meta”, finalizou.
Antirrábica
Também será realizado neste sábado (1º) em Paranaíba o dia “D” contra a raiva – doença que pode matar o animal infectado e ser transmitida ao homem. Devem ser vacinados cães e gatos e, mesmo que proprietários não possuam carteira de vacinação poderá ser aplicada a dose e posteriormente será fornecida uma nova carteira.
Além de aplicar as doses da vacina, o setor responsável também poderá fornecer o produto a donos de animais. Para isso, basta levar recipiente com gelo para o transporte da vacina.