Veículos de Comunicação

Videos

Saúde de Água Clara realiza palestras educativas sobre tabagismo

Ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

 - Divulgação
- Divulgação

No último dia 31 de maio foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Em Água Clara, a coordenação do programa municipal de tabagismo, juntamente com a equipe do ESF Jardim das Palmeiras realizou uma palestra sobre o tema, na Escola Márcia Fioratti.

A palestra foi ministrada pelo médico do programa Juliano, juntamente com a coordenadora do programa, a psicóloga Cíntia Bettio.

Para atentar os jovens e adolescentes sobre o risco do tabagismo, a equipe da saúde proporcionou um sorteio de cestas recheadas de brindes para as melhores confecções de trabalhos sobre o tema “Tabagismo”.

O médico alertou que o uso constante do narguilé, uma espécie de cachimbo de água comumente usado em países do Oriente Médio, causa riscos à saúde. Segundo ele, a prática é uma espécie de tabagismo perigosa. “Tudo aquilo que falamos dos riscos do cigarro comum, que causa doenças cardiovasculares, doenças precoces e cânceres, tudo isso também acontece com o uso do narguilé”, ressaltou.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no narguilé, que têm diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além disso, segundo a organização, consumir uma rodada no cachimbo é equivalente a fumar 100 cigarros.

Em Água Clara é realizado um programa específico para o tratamento dos fumantes.O programa existe no município desde 2012, e até o momento já atendeu cerca de 150 pacientes, e a perspectiva é de que esse ano se intensifique o trabalho com meta de atender cerca de 80 a 100 pacientes somente em 2015.

Os interessados que desejam participar do programa, devem deixar seu nome no Centro Municipal de Reabilitação de segunda-feira as sextas-feiras das 7:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00. Para maiores informações ligar (67) 3239-2596.