A Secretaria Municipal de Saúde de Bataguassu implantou um projeto de apoio à pacientes que querem parar de fumar. O projeto antitabagismo será coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que comanda um grupo de apoio para abandono do tabagismo.
De acordo com informações da Prefeitura de Bataguassu, as turmas serão compostas de, no máximo, 15 pessoas. Os pacientes passaram anteriormente por um cadastro e seleção, segundo informou a coordenadora e nutricionista do Nasf, Juliana Lopes. As reuniões acontecem quatro vezes por semana, coordenadas por uma psicóloga. “Nos encontros, os fumantes recebem orientações diversas sobre os malefícios causados pelo cigarro e relatam suas experiências quanto ao hábito de fumar, o que os motivaram a deixar o vício, as dificuldades encontradas no decorrer do processo, e outros”, disse a coordenadora.
Além do apoio psicológico, os pacientes também são acompanhados por um clínico geral. Este profissional é quem prescreve medicamentos para auxiliar na luta conta o tabaco, dependendo do grau de dependência do fumante. “Toda a medicação é fornecida de forma gratuita, considerando o quadro clínico do fumante, que pode ser feito a partir do uso do adesivo ou mesmo por meio de dosagens de bupropiona, medicamente utilizado para esse tipo de tratamento”, salienta.
Ainda segundo a prefeitura, este é o terceiro grupo de terapia em combate ao cigarro desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo que foi encerrado o trabalho com detentos do Estabelecimento Penal de Bataguassu (EPB); e segue em andamento o grupo do Distrito de Nova Porto XV de Novembro, que tem a participação de 11 pessoas.