Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Saúde de Santa Rita do Pardo intensifica ações de combate à dengue

Única maneira de prevenir a dengue é impedir o criadouro do mosquito vetor

Saúde vem realizando borrifação em focos do mosquito - Divulgação
Saúde vem realizando borrifação em focos do mosquito - Divulgação

Realizando ações preventivas, a Prefeitura de Santa Rita do Pardo, por meio da Gerência Municipal de Saúde Pública, Saneamento e Higiene, tem realizado ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue com orientação domiciliar dos agentes de endemias, entrega de flyers com dicas e prevenção além de ações de combate, e borrifação onde focos do mosquito são encontrados.

Como não existe vacina contra a dengue, a única maneira de prevenir a doença é impedir o criadouro do mosquito vetor. Em Santa Rita do Pardo, a maioria dos criadouros está localizada em imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios. Esses criadouros são facilmente evitáveis e o seu controle e manejo, bastante simples.

Geralmente, as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, além de recipientes como latas, garrafas, pneus e embalagens em geral. Também merecem atenção as calhas e ralos, sujeitos à retenção da água da chuva, além dos utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, de animais, para lazer, entre outras finalidades.

Para o prefeito Cacildo Dagno, a dengue é uma luta que só se vence com apoio da comunidade. “Manter os terrenos sempre limpos, sem acúmulo de folhas ou quaisquer tipo de objeto que retenha água, é essencial tanto na prevenção quanto no combate da dengue, que se não cuidada uma hora ou outra pode estar dentro de casa” alertou o prefeito.