Atendendo ao chamado do Ministério da Saúde, os integrantes do Conselho de Saúde do município se reuniram nessa quinta-feira (22), no Bloco 02 da Secretaria de Saúde, para divulgação e aprovação do projeto referente à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – PNAISH. O conselho é composto por usuários e representantes de prestadores dos serviços de saúde.
O projeto apresentado para desenvolvimento em Três Lagoas foi criado pela enfermeira da Estratégia de Saúde da Família – ESF no bairro Santa Rita, Sônia Satico Morita, juntamente com técnicos da Secretaria de Saúde e trata de uma política de construção para atentar a população masculina sobre o cuidado primordial à saúde.
De acordo com a diretora de Saúde Coletiva, Angélica Troncoso Manteiga, o objetivo geral do projeto é ampliar o acesso da população masculina de 20 a 59 anos nas equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde – USB de Três Lagoas.
A diretora informou que durante o Moto Show, que acontecerá entre 13 e 15 de agosto, será implantado oficialmente o Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem. “Aproveitaremos a oportunidade do evento por reunir um grande número da população masculina, e então implantaremos oficialmente o programa em Três Lagoas, através de divulgações e sensibilização sobre a importância do cuidar-se”, enfatizou Angélica.
Programa
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – PNAISH foi instituída por meio da Portaria GM nº. 1944, de 27 de agosto de 2009. É um programa de abrangência nacional e está em consonância com as demais Políticas do Ministério.