A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio das equipes de Combate a Endemias, continua promovendo seguidas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor transmissor da dengue.
Além das ações em andamento da “Saúde na Comunidade – Juntos com Responsabilidade”, que está percorrendo o Setor 01, nos bairros Lapa, Santo André, Vila Nova, Paranapungá, Acácias e Jardim Alvorada, as equipes de Combate a Endemias estão vistoriando as caixas d’água, bueiros e águas represadas, na região central da Cidade, com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Nas caixas d’água, os Agentes de Combate a Endemias aplicaram o larvicida ABAT – organo fosforado, produto granulado que se dissolve lentamente, permanecendo nos reservatórios de água por uns dois meses.
“O produto é inofensivo à saúde, eliminando por completo as larvas do mosquito, depositadas na água”, explicou o coordenador de Endemias, José Carlos Santos Coelho, mais conhecido por “Baianinho”.
Nos bueiros e alagados de águas represadas, está sendo aplicado o BT-Horus, larvicida microbiano, também comprovadamente letal apenas ao mosquito e inofensivo à saúde humana.
Essas ações deverão continuar e as equipes dos Agentes de Combate a Endemias deverão se deslocar também para os bairros, como informou o coordenador de Endemias.
Graças a todas essas ações, em Três Lagoas caiu de 2,6 para 1,1 o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA).
O índice revela acentuada queda do número de criadouros do vetor transmissor da dengue, nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate a Endemias.