O fortalecimento da reestruturação e regionalização do sistema de saúde de Mato Grosso do Sul é o compromisso da Secretaria de Estado de Saúde para o ano de 2016 com a assinatura do contrato de gestão realizado nesta segunda-feira (4) junto ao governador Reinaldo Azambuja. O contrato gestão elenca os principais compromissos e metas a serem cumpridas de cada pasta no ano de gestão.
Para o secretario estadual de Saúde Nelson Tavares, o principal compromisso da secretaria é dar continuidade ao planejamento do governo focado na assistência em saúde. A principal meta é ampliar as ações iniciadas em 2015 tendo como foco a reestruturação dos serviços de saúde dos municípios, buscando desafogar os atendimentos nas instituições de referência.
“Vamos dar prosseguimento ao projeto do governo do estado em reestruturar a saúde de Mato Grosso do Sul. Começamos com a Caravana da Saúde, que atua de forma direta e emergencial e em seguida estruturamos o sistema da região para que não tenhamos de volta as filas de espera por atendimento e também resolvendo a questão da urgência e emergência. Também em 2016 implantaremos uma das ferramentas primordiais na rede de saúde, que se trata da Central de Regulação e também dobraremos os esforços para a conclusão das obras do Hospital do Trauma em Campo Grande neste ano. Acompanhado deste planejamento temos também o inicio das obras dos Hospitais Regionais da grande Dourados e de Três Lagoas, que completarão os serviços de saúde previstos para Mato Grosso do Sul”, disse o Secretário.
Entre as ações de reestruturação também estão: Conclusão das obras das instalações físicas do Hospital de Câncer Alfredo Abraão em Campo Grande, Fortalecimento da Rede de Assistência Farmacêutica e implantação do novo modelo de gestão dos hospitais regionais.