Para cuidar melhor da saúde e reeducar a alimentação é importante controlar o consumo de alguns nutrientes que, em grande quantidade, pode causar problemas sérios ao funcionamento do organismo. Um deles é o açúcar, que em excesso pode desencadear doenças como diabetes, hipoglicemia, enxaquecas, além de ser um dos principais fatores que causam a obesidade e problemas estéticos como celulite e estrias.
Quem precisa reduzir o consumo do composto precisa redobrar a atenção na hora de ir às compras: alguns alimentos “escondem” alta concentração de açúcar na composição e você acaba consumindo sem perceber. Confira alguns deles.
Suco de caixa – Alguns sucos de caixinha podem apresentar concentração de açúcar semelhante a de refrigerantes, por isso vale apena se atentar melhor às informações nutricionais antes de comprar. Prefira as versões com menos adição de conservantes ou naturais.
Barrinha de cereal – principalmente as de frutas e chocolate podem conter grande quantidade de açúcar e gordura na composição. O ideal para ser mais saudável é que o alimento tenha ao menos 2 g de fibras na composição.
Mix de frutas secas – com a desidratação, as frutas concentram o açúcar. O que pode elevar o consumo do nutrientes é o consumo exagerado, já que a fruta seca não sacia tão rápido quanto a fresca. Cada 30 g de fruta desidratada pode ter até 30 g de açúcar.
Ketchup – com uma média de 22 g de açúcar em casa 100 g do condimento, vale restringir o consumo do alimento, que apresenta também alta concentração de conservantes.
Granola – embora seja vendida com uma opção saudável, a granola é, geralmente, rica em açúcar e muito calórica. Aqui a dica é optar pela compra a granel de sementes e grãos e adoçá-los, se necessário, com açúcar mascavo.
Cereal matinal – comum no café da manhã de muitas pessoas, cada 100 g de cereal de milho em flocos pode ter quase 40 g de açúcar. A alternativa para diminuir o consumo do composto é procurar por versões integrais, sem coberturas ou acompanhamentos.