Para alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com a Subsecretária de Políticas Públicas Para Mulheres, realiza no próximo dia 4 de outubro o Seminário Estadual Outubro Rosa: “Mulheres conscientes no cuidado com o corpo e com a mente”. A ação acontecerá no auditório do Centro Universitário UNIGRAN, em Campo Grande. O evento recebe o apoio do Instituto Avon, do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e também da UNIGRAN Capital.
Destinado a profissionais da saúde e sociedade civil, o evento terá 190 vagas disponíveis. Para as inscrições é preciso acessar o link.
Conforme a programação, o seminário terá início às 8 horas, mas os participantes devem se credenciar a partir das 7h30. Logo no início haverá palestra com o pesquisador do INCA Luiz Claudio Santos Thuler, abordando os temas “Detecção precoce de câncer” e “Atenção Primária e o Controle de Câncer na Mulher”.
Para a mesa redonda estão previstos temas como “Direito das mulheres e o Câncer”, “Direitos sociais da pessoa com Câncer: orientações aos usuários”, “A importância da Rede de Apoio para Enfrentamento do Câncer” e “Direito Humano a Alimentação Adequada (DHHA) na prevenção do Câncer”. O Seminário é gratuito e as inscrições são limitadas, sendo preenchidas por ordem de recebimento.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional de enfrentamento e conscientização contra o câncer de mama. Para Mato Grosso do Sul a estimativa é de 830 novos casos, a cada dois anos, conforme levantamento do INCA.
Programação do Seminário
Seminário Estadual Outubro Rosa –“Mulheres conscientes no cuidado com o corpo e a mente”
Dia 4 de outubro de 2019
Local: Auditório do Centro Universitário UNIGRAN-Capital
Rua Abrão Júlio Rahe, nº 325 – Centro – Campo Grande/MS.
7h30min – Credenciamento
8 horas – Abertura -Hilda Guimarães de Freitas – SES
8h30min – Conversando sobre detecção precoce de Câncer
Dr. Luiz Claudio Santos Thuler – Pesquisador/INCA
9 horas– Intervalo
9h15min – Atenção Primária e o Controle de Câncer na Mulher
Dr. Luiz Claudio Santos Thuler – Pesquisador/INCA
10h30min – Mesa redonda:
– Direito das mulheres e o Câncer e Direitos sociais da pessoa com Câncer: orientações aos usuários – Ludmila Freitas Ferraz, advogada, especialista em Direito Público com Ênfase em Direitos das Mulheres.
– A importância da Rede de Apoio para enfrentamento do Câncer – Associação de Combate ao Câncer da
Grande Dourados – ACCGD
– O Direito Humano a Alimentação Adequada (DHHA) na prevenção do Câncer
Me. Anderson Holsbach – SES
11h45min – Experiências exitosas na Assistência
12h30 – Encerramento
(Com informações do Portal MS)