Veículos de Comunicação

10

Técnicos do SES avaliam situação da saúde em todo Estado

Levantamento geral do cenário da saúde em MS é realizado desde maio, visando a elaboração do novo Plano Estadual de Saúde, que entrará em vigor ano que vem.

 

Visando a elaboração do novo Plano Estadual de Saúde, que entra em vigor em 2011, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) através das equipes matriciais, faz desde maio deste ano, o levantamento geral do cenário da saúde de Mato Grosso do Sul. O projeto das “equipes matriciais” é composto por técnicos da Atenção Básica, Atenção Especializada, Assistência Farmacêutica, Hemosul, Controle, Avaliação e Auditoria, Gestão Participativa, Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica.

Tendo como base o trabalho conjunto de vários setores ligados à saúde, as equipes visitam os órgãos de saúde das 11 microrregiões, todas ligadas aos municípios de Três Lagoas, Campo Grande e Dourados, consideradas macrorregiões. “A nossa intenção é fortalecer o atendimento de saúde das microrregiões. Melhorando questões como o atendimento básico de saúde dessas regiões, poderemos evitar que pacientes de um determinado município se desloquem para outro buscando atendimento. Através das visitas das equipes matriciais, serão feitos os levantamentos e depois discutidos juntamente com os gestores de saúde de cada região do Estado para que sejam apresentadas soluções, fazendo parte do novo Plano Estadual de Saúde” diz a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Mônica Tischer ( na foto, de óculos).
 
Municípios como Nova Andradina, Três Lagoas, Coxim, Jardim, Dourados, Aquidauana, Ponta Porã, Paranaíba, Naviraí e Corumbá já receberam a visita das equipes matriciais. “A visita em cada município passa por fases detalhadas onde são analisados dados demográficos da região, cenário sócio-econômico, análise epidemiológica, capacidade de atendimento e a análise da rede de saúde instalada. A maior vantagem deste trabalho está na precisão dos dados e informações. Com isso as medidas do novo Plano Estadual de Saúde serão mais efetivas e de acordo com o cenário de saúde de cada região do Estado”, explica Ana Maria Viegas Tristão (na foto, à esquerda), gerente de apoio à descentralização de ações de Vigilância Sanitária.
 
De acordo com Ana Maria, seguindo o cronograma da análise de dados da saúde de dos municípios, está previsto para o dia 21 de outubro uma oficina com os gestores de cada município visitados onde serão apresentadas e discutidas melhorias para o setor de saúde das regiões. “É um trabalho que se destaca pelo trabalho conjunto entre cada setor ligado à Secretaria Estadual de Saúde e principalmente pela sua eficiência, buscando a elaboração de um Plano Estadual de Saúde mais efetivo” afirma a gerente.