Veículos de Comunicação

10

Tempo seco contribui com a manifestação de doenças respiratórias

Atualmente a umidade do ar chega a 28% em Três Lagoas, sendo que o ideal é de 50%

Pneumologista Michel Thomé Júnior alerta para os riscos do ar seco -
Pneumologista Michel Thomé Júnior alerta para os riscos do ar seco -

A baixa umidade do ar contribui com a manifestação de doenças respiratórias, causando mal estar nas pessoas. Ontem a umidade relativa do ar em Três Lagoas chegou a 28%, sendo que, segundo o pneumologista Michel Thomé Junior, para se ter boa qualidade de vida é necessário que a umidade atinja no mínimo os 50%.

O especialista Thomé explicou que o tempo instável também contribui com a proliferação do vírus da influenza sazonal (gripe comum) que ataca as vias respiratórias, causando a gripe, ou até mesmo provocando infecções que podem avançar para o quadro de bronquite, laringite, sinusite, ou até mesmo a pneumonia.

Os grupos mais vulneráveis, segundo Thomé Junior são os dos idosos e das crianças. “Eles são mais frágeis, por isso os vírus tende a se manifestar com mais facilidade”, disse. Porém o especialista destacou que pessoas que não mantêm uma alimentação saudável, composta por frutas, legumes e verduras também são vulneráveis aos vírus desta época. “É também de suma importância manter o corpo hidratado para evitar a ploriferação dos vírus. Para isso a pessoa deve beber água a vontade”, observou o médico.

DEMANDA
Acostumado a atender 15 pacientes por dia em tempos considerados estáveis, o pneumologista Michel Thomé disse que teve que “esticar” o horário para atender a demanda que aumentou consideravelmente. Atualmente o médico atende 28 pacientes por dia. “A procura por consultas tem sido grande”, ressaltou.

CUIDADOS
O primeiro cuidado, que segundo Michel Thomé deve ser seguido “a risca” é quanto às medicações. “O paciente não deve se automedicar”. Ele explicou que o uso incorreto de medicamentos pode fortalecer o vírus, ao invés de combatê-lo. “Cada pessoa deve tomar um tipo de remédio que será identificado pelo médico. Às vezes, o que pode curar um paciente não poderá curar o outro”, alertou Thomé.

A higiene pessoal deve ser assídua. “Nesta época é importante que as pessoas mantenham as mãos sempre bem lavadas, evitar ficar em lugares com aglomeração de pessoas, e, principalmente manter uma boa alimentação”, recomendou Michel Thomé. 

UMIDIFICADOR
Os umidificadores de ar são bastante utilizados em época de tempo seco. Conforme Michel Thomé, eles auxiliam a manter o ar um pouco mais úmido, porém não são determinantes para oferecer boa qualidade de vida as pessoas. O mesmo acontece com o soro fisiológico, “eles ajudam a manter as vias áreas hidratadas, mas não o suficiente para combater um vírus”, finalizou Thomé.