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Tumor na próstata é o segundo entre os homens no Brasil

O objetivo é incentivar os mais de dois milhões de homens procurarem os serviços de saúde pelo menos uma vez por ano

Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens. O primeiro é o câncer de pele não-melanoma. O último levantamento mostra que as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste registram as taxas mais elevadas dos tumores na próstata.

As maiores incidências são registradas em Goiânia, Aracaju, Belo Horizonte e Porto Alegre. O chefe do Departamento de Uro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia, Marcos Dall Oglio, explica que os homens devem fazer exames preventivos e reforça: quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor.

"O diagnóstico precoce é fundamental porque é nesse momento que nós conseguimos curar o câncer e, normalmente, nesse momento não dá nenhum sintoma e infelizmente se a pessoa já descobre um tumor na próstata e ele é muito avançado, infelizmente nessa caso, nós não conseguimos mais curar as pessoas."

Marcos Dall Oglio ressalta que os homens não devem ter vergonha ou preconceito de procurar um urologista. O exame do toque é fundamental para o diagnóstico precoce. Zegundo ele, quem tem histórico de câncer de próstata na família, deve redobrar a atenção

"A melhor maneira de se prevenir é a pessoa tendo um cuidado. A partir dos 40 anos, fazer um acompanhamento com um urologista, e, a partir dos 40 anos, quando tem alguém na família que já teve câncer de próstata.

Quando não tiver ninguém na família, essa avaliação deve continuar ou iniciar a partir dos 45 anos, já que ele não tem nenhum fator de risco." De acordo com Marcos Dall Oglio, estimativas da Sociedade Brasileira de Urologia revelam que um a cada seis homens, no Brasil, vai ter câncer de próstata.

Atento ao problema e ao fato de que o sexo masculino é tradicionalmente menos cuidadoso com a saúde, o governo tem investido em diversas ações dentro da Política Nacional de Saúde do Homem.
O objetivo é incentivar os mais de dois milhões de homens procurarem os serviços de saúde pelo menos uma vez por ano