Veículos de Comunicação

10

Vigilância Sanitária do MS se estrutura para melhorar prestação de serviço

O Encontro reúne coordenadores de todo o Estado e serve como forma de conhecimento e orientação.

Termina hoje (26) o I Encontro de Coordenadores de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, promovido pela Secretaria de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária (CVisa). O evento acontece no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS).

O Encontro reúne coordenadores de todo o Estado e serve como forma de conhecimento e orientação. “Esta é a primeira vez que o governo do Estado realiza algo desse porte. Para quem atua na saúde, poderemos conhecer os responsáveis por cada área da vigilância sanitária, dividir as experiências e, conhecendo os problemas, apontar possíveis soluções”, afirma Wander de Campos, do núcleo regional de Aquidauana.

 Entre os objetivos do encontro, está o fornecimento de apoio técnico para a institucionalização das coordenadorias municipais de vigilância sanitária, realizando a descentralização das ações e dando autonomia aos processos de cada região, que seguem as orientações da SES.

“Em alguns municípios, o trabalho é realizado a contento, mas a parte documental e estrutural não está fundamentada, o que dificulta certas atividades. Com o encontro, pretende-se organizar o serviço de vigilância sanitária, orientando a formação de equipe, o planejamento de ações e financeiro, além de outras competências”, explica Claudia Calderan Hoffmann, coordenadora estadual de vigilância sanitária da SES.

 Claudia acrescenta que o maior beneficiado deste encontro, a médio prazo, será a população. “Quando você vai a um dentista, ou compra pão na padaria ou ainda freqüenta um restaurante, é importante saber se o local cumpre os requisitos da vigilância. A estruturação das coordenadorias municipais irá fortalecer o trabalho de vigilância no Estado, diminuindo riscos e oferecendo maior segurança para as pessoas”, elucida a coordenadora.

      Comunicação

Para melhorar o trabalho de vigilância sanitária, diminuindo as dificuldades e compartilhando os resultados positivos, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária está implantando uma rede de comunicação entre todos os municípios.

No endereço da internet www.saude.ms.gov.br serão disponibilizados contas de e-mails institucionais para cada município. “Com isso, a consulta pública e outras atividades dos municípios ganha em segurança, confiança e credibilidade”, acrescenta Claudia.

Além disso, a SES irá disponibilizar um Balcão de Arquivos por meio do site para que conteúdos, roteiros, documentos e outros dados estejam disponíveis para consulta e donwload, melhorando a prática da vigilância sanitária. A expectativa ainda é criar um fórum de discussão, onde cada município poderá expor uma situação e, por meio das diversas opiniões, esclarecer o fato ou ainda encontrar uma solução.

“Um grande entrave no fortalecimento das coordenadorias era a parte da comunicação. Com os e-mails, o banco de arquivos e o fórum de discussão, as opiniões em conjunto se complementam, e os resultados virão para todo o Estado”, antecipa a coordenadora.

Em janeiro deste ano, a SES promoveu, pela primeira vez, um encontro entre todos os secretários municipais de saúde. Na oportunidade, foi distribuído um CD com diversos conteúdos pertinentes às diversas áreas da administração pública de saúde. Estes arquivos estarão disponíveis no balcão do site www.saude.ms.gov.br dentro de 15 dias.