Será realizada no próximo sábado (30) em Três Lagoas, a 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. A passeata será na avenida Antônio Trajano, área central da cidade, a partir das 8h.
O trajeto passará pela rua Bruno Garcia, até a rua Oscar Guimarães. Em seguida, o grupo irá até a rua Paranaíba e finalizará a caminhada na praça Senador Ramez Tebet, com um momento de fotos. Um carro de som acompanhará toda a ação.
O evento é organizado por um grupo de mães de crianças autistas, com o nome de “Fazendo a Diferença no Autismo em Três Lagoas”, para a conscientização da população, já que no dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Segundo Nadir Vilalva, uma das integrantes do grupo, a caminhada tem como intuito chamar a atenção da sociedade e do poder público para a causa Autista. A ação será aberta para toda a população. “O Portador do Transtorno do Espectro Autista tem direito a atendimento prioritário e o comércio local tem pouco ou nenhum conhecimento sobre isso. Nossa caminhada começou por essa falta de compreensão em relação ao atendimento, muitas mães são maltratadas e todas como se não desse limite aos filhos. Quem não conhece autismo, facilmente confunde uma crise com “manhã”. Pensa que a criança é mal educada e que os pais não educam”, explicou Vilalva.
Ela ainda afirma que o autista tem dificuldade de ir a lugares novos, com muita gente, cores ou com muito barulho. “É como uma poluição visual e auditiva, o que leva as crises do autista”, finalizou.