Há mais de uma semana os leitos de UTI Covid-19 estão com ocupação de 116,7%, na última terça-feira (8), haviam seis pessoas aguardando por uma vaga na UTI do Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas. Os leitos em enfermaria também estão operando acima da capacidade, com ocupação 61,7%.
No hospital de campanha montado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), nesta terça-feira haviam 22 pessoas em observação.
Os dados foram divulgados pela prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Boletim Epidemiológico COVID-19 de terça-feira.
De acordo com o boletim 27 novos casos foram confirmados como positivo para doença, Três Lagoas totaliza 16.632 casos desde o início da pandemia. Ainda de acordo com o boletim Covid-19, 81 pessoas terminaram a quarentena e foram consideradas recuperadas da doença.
Mato Grosso do sul está à beira de um colapso ressaltou o secretario de saúde, Geraldo Rezende. O Estado tem quase 271 pessoas na fila de espera por leitos clínicos e de UTI, 164 na Capital. Em todas as Macrorregiões há mais de 100% de ocupação de leitos.
O momento é considerado “extremamente difícil”, de "iminente colapso", nas palavras do secretário sobre o caos que se aproxima. São 52,9 óbitos por dia nos últimos 7 dias e 1.783 contaminados em média a cada 24 horas.